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AC SCHNITZER E OS BMW 02

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Assim como a Alpina, a AC Schnitzer tinha a sua sede na Bavaria. A AC Schnitzer nem sempre esteve ligada à modificação de modelos BMW. Em 1934 a AC Schnitzer estabeleceu-se como oficina de reparação de veículos pesados.

A associação do nome AC Schnitzer à alta performance começou em 1963, quando  Josef Schnitzer, filho do fundador, começou a correr com um Fiat Abarth 750. Um ano mais tarde o nome desta marca ligou-se à BMW quando o seu irmão Herbert abriu um stand BMW em Freilassing. A partir desta altura Josef começou a correr com os BMW.

 

Josef Schnitzer

 

Herbert Schnitzer

 

Em 1966 Josef Schnitzer ganhou o Campeonato Alemão de Turismos e dois anos mais tarde os dois irmãos formam a Schnitzer Racing Team.

 

O contributo da AC Schnitzer para os BMW 02 residia nas diferentes versões que desenvolveu dentro da gama 2002. O carro de corridas da Schnitzer Racing Team em 1969 no Grupo 2 de Turismos Alemão era um BMW 2002 Ti modificado para 190 CV de potência com o minímo de acessórios possível para reduzir peso. Nesse mesmo ano e no Grupo 5 o 2002 da Schnitzer desenvolvia 205 CV. Ainda nesse ano, a Schnitzer desenvolveu um motor de um 2002 Ti para rally, modificado para ter mais torque que potência, desenvolvendo 175 CV às 7400 RPM, com uma compressão 10.7:1 e 2 carburadores Solex.

 

BMW 2002 Ti (Furtmayr) do Grupo 2 em 1969:

 

 

 

Depois de 1969, o focus da Schnitzer Racing Team era o BMW 2800 CS Coupé, com o qual o seu piloto Furtmayer ganhou o Campeonato Europeu em 1970 e 1971. Contudo o trabalho continuou no motor de 2 litros a 4 cilindros, e em 1973 a Schnitzer espantou toda a gente com a revelação da sua conversão Twin-Cam com o nome Type 20-4. Este motor tinha uma cabeça de cilindros com 4 válvulas por cilindro e desenvolvia 225 CV numa versão de rally do BMW 2002. A Schnitzer também ofereceu motorizações para a Fórmula 2, de 265 CV na versão de carburadores e 270 CV nas versões de injecção.

 

A Schnitzer conseguiu ainda mais formas de extrair potência do motor 2 litros. Com o sistema de injecção Kugelfischer e uma taxa de compressão de 10.8:1 conseguiu 292 CV às 9400 RPM na corrida de Rodenstock em 1976 de um BMW 2002. Este carro com um belo suporte aerodinâmico acelerava até aos 250 Km/h. A versão turbo comprimida, permitiu em 1977 desenvolver um motor do 2002 para correr no Grupo com 600 CV com 2000 cm3 de cilindrada. Para além desta versão 2000, a Scnitzer construiu um motor 1.4 litros turbo comprimido com 400 CV de potência para um corredor de BMW's 2002, Albrecht Krebs.

 

BMW 2002 do Grupo 5, 1.4 litros de 1977 com 400 CV:

 

 

 

 

 

 

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