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CARACTERÍSTICAS BMW 02

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Variações de características por modelo mk1 ou Pré-71, mk2 ou Mod-71 e mk3 ou Mod-73

 

Na Europa os BMW 02, dividem-se por três modelos, a saber, os Pré-71 (1966 a meados de 1971) os Modelos-71 (meados de 1971 a Agosto de 1973) e os Modelos-73 (Agosto de 1973 em diante).

 

Muitos entusiastas dos BMW 02, ficam confusos acerca das variações ocorridas durante o período de construção destes modelos entre 1966 e 1977. Em termos simples os três tipos de modelos existentes na Europa são:

  • Modelo Pré-71: todos aqueles produzidos entre 1966 e meados de 1971, tinham faróis traseiros redondos e os pára-choques todos cromados.

  • Modelos-71: todos aqueles produzidos entre meados de 1971 e Agosto de 1973, tinham faróis traseiros redondos, tiras de protecção de borracha nos pára-choques e nas laterais.

  • Modelos-73: todos aqueles produzidos após Agosto de 1973, tinham faróis traseiros rectangulares, e grelha frontal em plástico preto.

Mais exaustivamente os BMW 02 europeus tinham as seguintes características:

 

Modelo Pré- 71 europeus (1966 a meados de 1971)

 

Os primeiros 1600-02 vinham de série com um sistema eléctrico de 6 volts, mas em meados de 1967 foram substituídos por sistemas de 12 volts. É bastante fácil determinar se um 02 é um Modelo Pré-71. Todos esses modelos, produzidos antes de 1971 diferem dos Modelos-71 e dos Modelos-73, por possuírem os seus pára-choques todos cromados (os frontais e traseiros). Os cantos dos pára-choques traseiros dos Modelos Pré-71 são mais curtos nas laterais, relativamente aos Modelos-71 e 73. Os Modelos Pré-71 estavam desprovidos de tiras de protecção em borracha nas laterais que cobrem também as portas e também nos pára-choques dianteiro e traseiro. Estas tiras protectoras laterais de borracha, ficaram disponíveis mais tarde, e alguns donos de Modelos Pré-71 equiparam os seus 02 com as mesmas, por forma a proteger as portas nos estacionamentos em espinha. Os vidros com cor, passaram a ser opcionais a partir de finais de 1969.

 

 

Modelo Pré-71 - Note-se a ausência das tiras laterais de protecção em borracha. Todos os 1600 tinham grelhas frontais em alumínio cinzento enquanto que os 2002 em alumínio cinzento e preto.

 

O painel de instrumentos dos Modelos Pré-71 é composto por três partes e possui um visual muito típico dos anos 60 com os mostradores envolvidos em plástico cromado. Nos primeiros Modelos Pré-71 a regulação das costas dos assentos, era ajustada por um pequeno manipulo enquanto que nos últimos modelos era por uma alavanca. As costas dos assentos, poderiam ser ajustadas em 5 diferentes posições. Os encostos de cabeça, quando introduzidos, eram opcionais. A consola central terminava junto à alavanca das mudanças, e esta última era envolvida em borracha redonda.

 

 

O painel de instrumentos do Modelo Pré-71, tipicamente anos 60, com instrumentos envolvidos em plástico cromado e um painel embelezador frontal cromado do painel de instrumentos.

 

Por volta de Janeiro de 1969 os diferenciais de nariz longo, foram substituídos por os de tipo de nariz curto. Os travões também foram modificados para um sistema de circuito gémeo, por questões de segurança e os tambores dos travões traseiros foram aumentados de 200mm para 230 mm em diâmetro com execepção dos 1602.

 

 

Modelo-71 europeus (meados de 1971 a Agosto de 1973)

 

As tiras protectoras materiais de borracha passaram a ser de série nestes modelos, bem como nos pára-choques dianteiro e traseiro. Os cantos laterais dos pára-choques traseiros passaram a ser mais longos relativamente aos Modelos Pré-71, chegando mesmo ao arco das rodas traseiras.

 

 

Modelo-71 - Pára-choques traseiro maior a chegar ao arco das rodas traseiras, escudetes do pára-choques frontal de maiores dimensões, tiras de protecção em borracha laterais e dos pára-choques.

 

O painel de instrumentos, passava a ser de dois corpos (superior e inferior), e os instrumentos apresentavam um desenho mais moderno com a remoção do plástico cromado que os envolvia. A consola central foi alargada e a borracha da alavanca das mudanças passava a ser rectangular em vez da anterior redonda.

 

 

O painel de instrumentos do Modelo-71, o preto é a cor dominante com poucos cromados.

 

No mês de Setembro de 1972, as cabeças de cilindro tipo 121 dos 2002 e 2002 Tii foram substituídas pelas  de tipo E12, as quais possuíam uma câmara de combustão de configuração tri-esférica. Estas cabeças de cilindro possuíam também válvulas de admissão do 2002 Tii mais largas (46mm) para o 2002. Ao mesmo tempo, os tubos de admissão em plástico preto tipo "banana" no 2002 Tii foram substituídos por uns mais fiáveis em alumínio.

 

Modelo-73 europeus (Agosto de 1973 a 1977)

 

Os pára-choques eram idênticos aos do Modelo-71. As jantes de aço foram alargadas de 11,43cm para 12,7cm, enquanto que o cubo de roda era mais pequeno (5,08cm), bem como apresentavam recortes oblongos de ventilação na sua face, um estilo que muitos fabricantes adicionaram aos seus carros no inicio dos anos 70. A maior mudança nos BMW 02 Modelo-73 foi a substituição dos faróis traseiros redondos por uns rectangulares, bem como, as grelhas frontais serem agora em plástico preto, dando agora um aspecto mais moderno às suas dianteira e retaguarda.

 

 

Modelo-73 - grelhas frontais em plástico preto e os faróis traseiros rectangulares.

 

O painel de instrumentos era agora de 1 só corpo nos carros de com volante à esquerda, e de 2 corpos nos carros com volante à direita, este último idêntico ao dos do Modelo-71. Tanto nos Modelos-73 com volante à esquerda e à direita, os mostradores (velocímetro, relógio ou conta-rotações) foram envolvidos num plástico a imitar madeira e todos os mostradores incluíram uma cruz branca nos seus centros. A alavanca dos "pisca-pisca" passou do lado direito do volante para o lado esquerdo, mudança esta que obedeceu a um acordo feito pela "International Standards Organization". Os pára-brisas intermitentes passaram um equipamento standard. Os Modelos-73 possuíam um volante de 4 raios com um cubo central.

 

 

O painel de instrumentos do Modelo-73, os instrumentos envolvidos em plástico a imitar madeira e o volante de cubo central com 4 raios.

 

Os assentos do Modelo-73 eram mais confortáveis que os dos seus antecessores e foram adornados à medida do condutor. Os seus reguladores foram modificados e a dobradiça do assento foi revestida por uma cobertura em plástico preto. Os tapetes, eram agora de um só corpo, feitos à medida do carro. A opção de luxo - Versão Lux - (interior de luxo) só estava disponível para o Modelo-73 e incluía nos extras, assentos em veludo e um descanso de braço central no banco traseiro tipo pull-out. O interior das portas da versão Lux possuía bolsas para mapas e tiras na parte superior da porta em madeira a condizer com a madeira que envolve os mostradores do painel de instrumentos. Os cinzeiros eram envolvidos em madeira também a condizer com o painel de instrumentos que era standard em todos os Modelos-73. O volante da versão Lux era de toque macio, parecido ao volante do 2002 Turbo. Os tapetes eram de veludo assim como o painel que se encontra por detrás do banco traseiro. O mais interessante é que os n.º de chassis das versões Lux estão misturados com as versões standard, não havendo assim possibilidade de saber quais dos n.º de chassis eram versões Lux.

 

Algumas imagens duma versão Lux:

 

 

 

 

 

 

Peso e Dimensões: O BMW 2002 é constituído por chapa de aço torsionalmente rígida em todos os sentidos, soldada ao conjunto interior do piso, possuindo duas portas.

 

Comprimento: 4230 mm Distância entre eixos: 2500 mm Circulo de viragem: 10,40m

 

Largura: 1590 mm Via dianteira: 1342 mm Largura da porta: 1023 mm

 

Altura: 1410 mm Via traseira: 1342mm

 

O BMW 2002 possui uma bagageira com um volume aproximado de 0,45 metros cúbicos, e um depósito de combustível com capacidade para 50 litros incluindo 6 litros de reserva.

 

 

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Suspensão e Travões

 

Suspensão dianteira: molas helicoidais e amortecedores telescópicos. Braços oscilantes transversais com apoios de borracha;

 

Suspensão traseira: independente com braços da suspensão apoiados em borracha. Molas helicoidais com suportes auxiliares de borracha;

 

Estabilizadores por barra de torsão à frente e atrás;

 

Direcção de segurança: sistema ZF GEMMER de sem-fim e rolete. Barra de acoplamento de secções: Relação de desmultiplicação total 17,57 : 1;

 

Pneus: 165 SR 13;

 

Travões: de pé hidraulicos de duplo circuito, assistidos por servo-freio e com disco à frente com ajuste automático de desgaste de calços;

 

Diâmetro dos discos: 240 mm;

 

Travões traseiros: tambores SIMPLEX. Travão de mão actuando mecânicamente sobre as rodas traseiras;

 

Diâmetro dos tambores: 230 mm.

 

 

 

 

 

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Instrumentos

 

Aquecimento e ventilação: aquecimento de ar de grande rendimento, com preciso controle de temperatura. Ventoinha de 3 velocidades. Ventilação forçada através de aberturas na traseira colocadas no espaço acima do tampo da mala. Desembaciador do pára-brisas.

 

Protecção das cavidades ocas. Protecção inferior do chassis.

 

Protecção ao redor do pára-choques de borracha e frisos laterais de borracha. Escudetes do pára-choques em borracha. Punho de abertura do capot com mola e fecho de segurança, janelas das portas dianteiras rebaixáveis, vidro traseiro panorâmico.

 

Quadro de bordo com velocímetro, conta-quilómetros, conta-rotações, relógio, indicador de gasolina, termómetro de água, isqueiro, interrupção automática do circuito dos faróis com a ignição, 2 faróis de marcha atrás, luz interior, buzina forte, limpa-lava pára-brisas automático de accionamento no volante de 2 velocidades, painel de instrumentos de iluminação gradual. Controle luminoso adicional de: mistura de ar, combustível, travão de mão. Cómodos e bem situados espaços para depositar objectos: no porta-luvas no tablier, na consola central, nos bolsos dos encostos dos assentos dianteiros e em ambos os lados do encosto traseiro. Cinzeiro no tablier, e dois atrás, chão alcatifado.

 

Assentos reclináveis à frente com costas reguláveis. Apoios de braços nas portas, punhos incrustados, pegas superiores na traseira com gancho para pendurar roupa, encostos de cabeça á frente reguláveis. Cintos de segurança á frente com 3 pontos de apoio, volante de 4 braços com almofada de protecção de grande dimensão e 4 interruptores de buzina. Faróis de halogéneo.

 

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Segurança Activa:

 

1. MOTOR

O potente motor que com a suavidade do seu funcionamento garante a aptidão do condutor, encurta o tempo de ultrapassagem diminuindo o risco de acidente.

 

2. SUSPENÇÃO DAS RODAS

O chassis BMW foi, pela segurança que oferece, de categoria modelar. A sua concepção é de tal que, mesmo em situações críticas é possivel ao condutor corrigir certos erros de condução.

 

3. DIRECÇÃO

Pela sua precisão, o sistema da direcção está à altura de todas as situações susceptíveis de se deparerem ao condutor. Rodagem segura em casos extremos.

 

4. TRAVÕES

O sistema duplo de dois circuitos com servo-freio oferece, mesmo no caso de um circuito falhar, valores de travagem que superam as determinações legais.

 

5. PNEUS

Os pneus, o chassis e o motor formam um conjunto harmonioso, o qual foi concebido com o máximo de cuidado, com vista a um comportamento de marcha óptimo e ao mais alto grau de comodidade

 

6. CONCEPÇÃO DO POSTO DE CONDUÇÃO

A BMW apetrecha o interior da cabine de condução de harmonia com os mais exigentes requisitos do «design» funcional. Segurança de manobra, pronta legibilidade dos instrumentos, condução segura graças à extrema comodidade do assento, concebido com precisão anatómica. Todos os detalhes são resultado de estudos efectuados ao longo de muitos anos e conjugam-se para proporcionarem a máxima segurança na condução.

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Segurança Passiva

 

7. CABINE DE SEGURANÇA

O interior do automóvel foi concebido com uma estrutura particularmente resistente, capaz de sair incólume de práticamente todos os tipos de acidente. Em caso de choque, as portas conservam-se fechadas enquanto se mantêm as circunstâncias causadoras do acidente, podendo no entanto abrir-se facilmente despois deste.

 

8. ZONAS DE AMORTECIMENTO

As partes dianteiras e traseira da viatura constituem zonas de amortecimento que absorvem a energia do impacto. tanto a coluna como a caixa de direcção se situam fora das zonas de deformação, o que reduz ao mínimo o movimento de retrocesso da coluna de direcção.

 

9. SISTEMA DE DIRECÇÃO

A chapa de choque do volante de segurança de 4 raios deforma-se à mínima força de impacto.

 

10. CINTOS DE SEGURANÇA

Os carros BMW estão equipados de série com cintos de segurança de 3 pontos de fixação.

 

11.ENCOSTOS DE CABEÇA

Apoios para a cabeça de construção.

 

 

 

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